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Como precificar pratos para restaurante?

A precificação de um prato ou produto é uma ciência complexa e exige uma análise profunda antes da definição do valor final.


Além do CMV, é importante que você mapeie todos os custos do seu negócio.

A saudabilidade de qualquer operação é um equilíbrio entre ticket médio, giro, ponto de equilíbrio e margens e para que tudo isso esteja em harmonia é preciso que você conheça seus números de perto.


Para encontrar a precificação correta, dentro do seu posicionamento de marca, de forma que o negócio gere boa margem e bons resultados, existem indicadores tangíveis e intangíveis que devem ser analisados.


Dentre os indicadores tangíveis, temos:


  • ficha técnica com fator de correção e rendimento

  • CMV

  • Curva de vendas

  • Custos fixos

  • Custos variáveis

  • Margem de contribuição

  • TKT médio

  • Giro


Já para os indicadores não tangíveis:


  • Pesquisa de mercado

  • Definição de público alvo

  • Posicionamento de marca

  • Análise de concorrentes


Lembramos que a precificação é um processo que começa do CMV para o preço final e da pesquisa de mercado até o CMV. É um trabalho constante de mapeamento, posicionamento e análise de números.



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